Nossa Escola - Unidade 1
Home

Educação por inteiro

Conheça a Nossa Escola

Artigos

Amamentação e seus Benefícios


A amamentação para a mãe significa: proteger, acariciar, ato de amor e realização. Para a criança significa: sugar alimento, saúde e proteção, equilíbrio emocional e futuro. Para ambos significa: prazer, afeto, satisfação, segurança, calor, intimidade e contato corporal.
A amamentação tem sido incentivada por ser o leite materno o alimento mais completo e digestivo para a criança tendo como influência na mãe: econômico, fácil e prático; estimulação na involução uterina; estética dos seios; reduz riscos como câncer de mama e outras patologias; equilíbrio psicológico anti-depressivo e prazer. 

Já na criança é: alimentação; imunidade; aspecto psicológico; bom desenvolvimento dento-facial; oclusão dentária normal e mastigação futura correta.
As crianças amamentadas têm melhor desenvolvimento mental, desenvolvimento crânio facial (ossos da face e musculatura) e maior equilíbrio emocional.
Poucos sabem que a amamentação tem reflexos futuros na fala, na respiração e na dentição da criança.

Ao nascer, o bebê tem o maxilar inferior muito pequeno, que irá alcançar equilíbrio no tamanho em relação ao maxilar superior tendo seu crescimento estimulado pela sucção do peito. 

Maxilares melhor desenvolvidos propiciarão um melhor alinhamento da dentição, diminuindo a necessidade futura do uso de aparelhos ortodônticos. Músculos firmes ajudam na fala. Durante a amamentação, aprende-se respirar corretamente pelo nariz, evitando amigdalites e outras doenças.

A mamadeira costuma tornar-se uma companheira para a criança ao longo de anos, habituando-a a uma dieta mole e adocicada, que aumenta o risco de cáries, a criança tende a recusar alimentos que requeiram mastigação. Porém após a amentação no peito, a mastigação correta continuará a tarefa de exercitar ossos e músculos. A amamentação prepara a criança para a mastigação.

Dra. Marina de Oliveira Coelho Ficoni
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares - UNESP
Especialista em Disfunção da ATM - UNESP

Leia também

Nossos Vídeos

ver mais vídeos

Nossos destaques

onde estamos

tour virtual