Minuto de Silêncio

Desde que a Nossa Escola começou a se desenhar no cenário de Aracaju, declarou que seu primeiro compromisso é com o conhecimento, sua missão é relativa à construção do Saber, considerando, porém, o que a metafísica ocidental esqueceu enquanto se desenvolvia: a questão do Ser, retomada no século XX com Heidegger e primeiramente aceita no mundo oriental. Justificamos ainda nossa ação em Sartre, que afirma: “não há um único de nossos atos que, criando o homem que queremos ser, não esteja criando, simultaneamente, uma imagem do homem tal como julgamos que ele deva ser (...); portanto, a nossa responsabilidade é muito maior do que poderíamos supor”.

É nessa perspectiva que surge a ação Minuto de Silêncio, inaugurada no ano de 1996. Crianças de 4 anos de idade, de uma turma a que chamamos Jardim II, estudavam o som, àquela ocasião com destaque para a voz humana, quando propuseram, com suas professoras Débora (que hoje tem um filho na escola) e Ana Paula (que , que todos na classe fizessem silêncio por um minuto todos os dias, enquanto durasse o projeto, que teria sua culminância numa Feira de Ciências, ao final do ano. O combinado chegou às outras turmas, que responderam a uma solicitação daqueles pequenos. Assim foi feito, e, como cada projeto nosso conta com o suporte de profissionais relacionados à área que está sendo objeto de estudo, a Fonoaudióloga Neuza Sales fez importantes intervenções no processo e nos contara uma curiosidade: silenciar por um minuto todo dia fora uma experiência também realizada por um grupo de estudantes de uma Faculdade de Fonoaudiologia do Rio de Janeiro. Concluída a Feira, o silêncio falou mais alto, uma troca de olhares definiu tudo. Até hoje cada unidade da escola tem um sino que anuncia o início e o final do Um Minuto de Silêncio.

Na Unidade da Educação Infantil, exercitamos o silêncio com apoio em estímulos como o seguinte: “hoje vamos descobrir a voz dos passarinhos que vieram visitar as novas flores que plantamos” ou “será que consigo ouvir as batidas do coração de colega do lado?” O Minuto se encerra com uma canção ou um poema. Na Unidade do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, onde o silêncio, de tão grande, costuma provocar arrepios, o Minuto se prolonga num momento de leitura individual e de livre escolha.

Diz Heidegger que a “consciência só fala no modo do silêncio”. Que silêncio é esse? Descobrimos mais sobre ele a cada dia. Algumas das certezas que temos são de que existe música porque existe pausa; percebo minha palavra porque pratico a não palavra; a alteridade está no silêncio que me faz ouvir os passos do outro; no silêncio absoluto, na ausência do pensar, está uma atitude a alcançar.

Em 2009 Nossa Escola foi convidada a contar essa história em um dos eventos da Campanha pela Voz do Educador – Ano II, uma realização da Secretaria de Estado da Educação, através da Rede Qualivida - Educação Vocal do Departamento de Recursos Humanos Estratégico (DRHE) A atividade reuniu parceiros importantes e respeitados: a Academia Brasileira de Laringologia e Voz e a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Secção Sergipe, além do apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Conselho Regional e Associação de Fonoaudiologia. O motivo de Nossa participação foi o tema da campanha, ‘Adote um Minuto de Silêncio em Sua Escola’.

Levar mais uma prática da Nossa Escola a outros agrupamentos de nossa sociedade constitui-se um prazer e a reafirmação de nosso compromisso com o outro.

Aglacy Mary
Diretora da Unidade de Educação Infantil