Nossa Escola - Unidade 1
Home

Educação por inteiro

Conheça a Nossa Escola

Artigos

Perda do Dente Causa Problemas na Convivência Social


Perda de dentes pode causar problemas na comunicação verbal

A dificuldade na pronúncia das palavras prejudica a comunicação oral e isola o indivíduo.

Com o aumento da tecnologia nos tratamentos e o acesso às informações sobre prevenção de doenças, os brasileiros estão conseguindo aumentar a expectativa de vida. Mas a saúde bucal é um fator crucial no processo de envelhecimento e na boa forma de pessoas de mais idade. E ela depende de hábitos que cultivamos ao longo da vida.

O grande problema é que além do desconforto estético e da mastigação incorreta, a falta de dentes impacta na pronúncia das palavras e, por isso, afeta a comunicação. Com dificuldade em se comunicar, a pessoa se isola do convívio social. Para se ter uma ideia, no país, 7 milhões de brasileiros com idade entre 65 e 74 anos precisam de próteses dentárias, de acordo com uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde. Porém, a produção anual de próteses, atualmente, não ultrapassa 500 mil.

Hoje, existem dois tipos de próteses: móvel (dentadura) e fixa. Ambas trazem benefícios, porém, as fixas, principalmente os implantes dentários, funcionam melhor devido à comodidade e estabilidade. Com o implante, os pacientes sentem-se mais seguros, pois não existe risco de movimentação ou perda na frente de familiares e amigos durante conversas ou no momento das refeições. Além disso, a limpeza é muito mais prática e rápida.

Nossa experiência clínica mostra que a perda dos dentes está intimamente ligada à auto-estima do paciente. São frenquentes relatos de mudança de vida após a colocação de implantes dentários. Os pacientes contam que puderam voltar a sorrir, a conversar sem medo e alguns até conseguem iniciar relacionamentos, que antes não eram possíveis devido à baixa estima.




Dr. Guilherme  Froes Ficoni
Especialista em Implante Dentário
www.odontologiareabilitare.com.br

 

Leia também

Nossos Vídeos

ver mais vídeos

Nossos destaques

onde estamos

tour virtual