Avião movido a energia solar

Avião movido a energia solar tenta completar 1º voo noturno

Da EFE

O avião experimental "Solar Impulse", alimentado exclusivamente por energia solar e com o qual seu promotor, Bertrand Piccard, planeja dar a volta ao mundo em 2012, decolou nesta quarta-feira (7) com o objetivo de completar o primeiro voo noturno da aviação solar.

O avião, pilotado por Andre Borschberg, partiu pouco antes das 7h locais (2h em Brasília) do aeroporto de Payerne, oeste da Suíça.

O plano é voar durante o dia para carregar as baterias solares e poder se manter no ar durante a noite, para finalmente aterrissar 24 horas após ter decolado.

A aeronave tem como fonte de energia 12.000 células fotovoltaicas que alimentam os quatro motores elétricos (10 CV cada) e recarregam as baterias de lítio polímero de 400 kg.

O aparelho demonstrou funcionar bem durante o dia, com um primeiro voo de sucesso em 7 de abril e outros 10 desde então.

fonte: Golbo.com