Home

Educação Muda O Mundo

Conheça a Nossa Escola

Nossa Escola

Nossa Rotina de Trabalho na Educação Infantil

A rotina, na vida da criança, dá segurança, favorece a organização. Organização interna e organização externa, uma provocando a outra sempre.

Aqui apresentamos os elementos principais da Nossa Rotina, que garante tipos diferentes de experiências, alternando atividades calmas e agitadas, individuais e grupais, permitindo a exploração dos variados ambientes da escola e a maior diversidade possível de materiais.

Chegada/Atividade de espera

A chegada diária da criança à escola é um momento de reencontro. Reencontro com o ambiente, reencontro com as pessoas que fazem o ambiente. Para a professora, é importante receber cada aluno com um olhar em seus olhos, com um toque em seu corpo. Assim nos tornamos mais presentes um para o outro.

As crianças que chegam antes das 7h30, ficam envolvidas com um fazer livre que, na maioria das vezes, será apenas supervisionado pelas professoras, que dividem sua atenção com o atendimento aos pais que têm necessidade de fazer alguma abordagem breve. As atividades desse momento são estimuladas pelo que o ambiente, planejado pela professora, oferece.

Harmonização do grupo/Mobilização da atenção (Rodinha)

Às 7h30 acontece uma dinâmica que tem o objetivo de oferecer às crianças condições mais favoráveis para a aprendizagem. É o convite para o encontro com harmonia, o momento de se disponibilizar para o trabalho do dia, o momento de despertar o corpo, de respirar, de oxigenar o cérebro.

Para cada dia, uma atividade é planejada nesse sentido, pois iniciar os trabalhos em equilíbrio e em sintonia com o professor e colegas traz energia, tranqüilidade, sentimentos positivos para a vivência em grupo.

Hora da chamada

A Hora da Chamada tem, na Educação Infantil, uma função socializadora. Localizando a ficha com o seu nome, em situações de jogo, as crianças assinalam suas presenças, percebem os colegas ausentes e conversam sobre os prováveis motivos das ausências. A busca diária das fichas provoca também a automatização da leitura de todos os nomes. 

Hora da surpresa

A Hora da Surpresa é uma atividade que acontece na Nossa Escola todos os dias e cumpre a função de mobilizar o aluno emocionalmente para os trabalhos que serão desenvolvidos durante a manhã. Planejamos a surpresa para que ela encante, seduza, instigue o aluno ao aprofundamento de seu conteúdo. 

Ela ocorre no início da manhã e tem sempre relação com a temática do Projeto de Trabalho que está sendo desenvolvido. Nela tudo pode acontecer: professora vira macaco; diretora vira Velha Totonha Mocotó; jardineiro vira mestre-sala; coordenadora vira apresentadora de programa de entrevistas. Alunos também ocupam o palco nesse momento. A surpresa pode ser preparada por um aluno, um pequeno grupo, uma classe inteira. 

Análise da surpresa

Depois da Hora da Surpresa, que reúne todas as crianças, o primeiro momento é de análise, em cada turma, do que se vivenciou. E essa análise pode ser feita através da conversa informal, do desenho, da montagem de painéis, da leitura de um portador de texto que seja pertinente à situação, da produção individual ou coletiva de texto.

Revisão dos deveres de casa

A professora aprecia e apresenta ao grupo a produção que cada aluno realizou em casa. Caso necessário, a criança completa ou aprimora o seu trabalho, e a professora registra um recadinho sobre essa produção. 

Hora do conto

Através da história, entramos em contato com diversas gerações distantes da nossa; visitamos incontáveis lugares reais e imaginários; vivenciamos aspectos culturais de diferentes povos. Temos, nas histórias, uma das linguagens que o inconsciente coletivo utiliza para harmonizar o homem consigo, com a sociedade e com o universo. 

Lida, contada com bonecos, encenada... a Hora do Conto é sagrada no cotidiano da Educação Infantil na Nossa Escola.

Hora do lanche

A sala de aula ou algum outro espaço planejado para o lanche (que pode ganhar forma de piquenique) transforma-se em um ambiente em que cores, cheiros e sabores comandam a atividade. Sem balas, chicletes, pirulitos, refrigerantes e certos salgadinhos nocivos, as frutas se constituem o primeiro item a ser degustado. Comendo com os colegas, preparando receitas na cozinha da escola, todos têm mais um ganho: a ampliação de um cardápio saudável. O lanche acontece às 9 horas nas turmas de Maternal e Jardim I e às 9h30, nas outras turmas.

Recreio

Na hora do recreio, brincadeiras espontâneas ou dirigidas são realizadas em diversos espaços da escola, com a presença das professoras. Esses momentos possibilitam às crianças o desenvolvimento de competências sociais e permitem à professora observar características pessoais de seus alunos.

Hora do relaxamento

Exercícios de volta à calma são planejados para o depois de uma movimentação intensa das crianças. Rolar, correr, pular são importantes no fazer diário infantil saudável; é preciso, no entanto, equilibrar movimento e pausa. A música é uma forte aliada nesse momento.

Minuto do silêncio

Por um minuto, toda a escola silencia e interrompe as atividades provocando uma reorganização interna que nos permite melhor sintonia com o mundo externo. O “minuto do silêncio” foi criado por um grupo de alunos da Nossa Escola que cursavam o Jardim II (4 a 5 anos de idade) em 1996. A ideia nasceu de uma experiência sobre sons, que a turma realizava para a Feira de Ciências daquele ano.

Hora da poesia

Celebrar a poesia criada na Nossa Escola, na nossa cidade, no nosso estado, no nosso país, no mundo. Nesse momento, desde as classes do Maternal, pode-se conhecer desde obras de um aluno da escola a obras de Shakespeare, passando por Elias José, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade. E é ouvindo poesia que se constrói sonoridade e ritmos específicos trazidos pelas palavras em seus nobres arranjos. 

Jogos diversos, atividades psicomotoras, exercícios gráficos, atividades plásticas...

Durante toda a manhã, essas atividades são distribuídas e estão relacionadas com o Projeto de Trabalho que está sendo desenvolvido, com a surpresa do dia e com os conteúdos específicos de cada área de conhecimento. Aqui fica assegurada uma diversidade de propostas e de materiais utilizados.

Explicação da tarefa de casa 

A professora prepara os alunos para o trabalho de casa fazendo, junto com eles, a interpretação da linguagem acadêmica contida nos exercícios gráficos (no caso das turmas que executam essas propostas).

Retrospectiva do dia

“O que aconteceu hoje? O que fizemos? O que descobrimos? O que aprendemos?” Respondendo a perguntas como essas, as crianças reorganizam suas ações e se percebem autoras de um projeto.   

Organização final e atividade de espera

Pastas, lancheiras, mesas, cadeiras, chão, tudo limpo, tudo no lugar. É hora de deixar a sala preparada para a saída. Enquanto as crianças estão na escola, mantêm-se em atividade. Como na chegada, as professoras oferecem possibilidades para manter tranquilo, agradável o momento de espera.


ATIVIDADES SEMANAIS


Aula de Música 

A aula de Musicalização favorece à criança a noção de ritmo, a percepção dos diferentes sons, das diferentes modalidades musicais e dos diversos instrumentos, a partir da própria voz.

Aula de Inglês

A partir das classes de 3 anos de idade, o universo da Língua Inglesa se agrega aos conteúdos do Projeto de Trabalho que a escola desenvolve. Brincadeiras, músicas, poemas, histórias, filmes são instrumentos que promovem o contato das crianças com o vocabulário e a cultura ligados a essa língua estrangeira. 

O Conto da Quinta

Protagonizado por professores contadores de histórias, é uma hora do conto especial, com ênfase nas variadas técnicas para narrativa. “O Conto da Quinta”, que acontece na Hora da Surpresa, reúne todos os alunos e traz para o nosso currículo histórias de diversas culturas, com destaque para a cultura africana e a dos diversos povos indígenas brasileiros.

Meu Dia de Repórter 

“Meu Dia de Repórter” é uma atividade que acontece em todas as turmas. Um aluno é sorteado em cada sala para trazer, em data pré-estabelecida, reportagem a partir de um tema que lhe tenha despertado o interesse. Na sala, o “repórter” ganha microfone e posição de destaque para fazer sua exibição, cujo conteúdo é depois discutido pelo grupo. Essa atividade põe o aluno em sintonia com a vida que acontece ao seu redor, no ambiente mais próximo ou mais distante de si; promove o desenvolvimento das capacidades de ouvir e de falar em público; oferece aos pais mais uma oportunidade de comunicação de qualidade com seus filhos.

Campinho de areia 

O campinho de areia soma-se à diversidade de espaços, materiais e texturas que se deve oferecer à criança na Educação Infantil. Brincar na areia enchendo e esvaziando recipientes, misturando-a com água, desenhando, esculpindo possibilita muitas descobertas relacionadas às Ciências Naturais e amplia a capacidade de percepção através dos sentidos. É também uma atividade relaxante.

Piscina

Além das diversas atividades psicomotoras que realizam com a professora nos variados espaços da escola, as crianças têm, com a professora de Natação, um dia na semana com atividade dirigida na piscina. 

Síntese da semana

A cada sexta-feira, a turma produz um texto coletivo em que conta o que aconteceu, o que aprendeu durante aquela semana. Esse é um meio de favorecer a revisão dos conteúdos trabalhados e de organizá-los classificando-os, dispondo-os em série.

Empréstimo de livros

Na Nossa Escola, todo dia é dia do livro e toda sexta-feira é dia de empréstimo. As crianças leem livros todos os dias, ouvem história todos os dias, recontam as histórias que leem e que ouvem, inventam suas próprias histórias. Na sexta-feira, especialmente, cada aluno escolhe um livro, leva-o para casa, onde a leitura deverá ser compartilhada com a família.

ACOMPANHANDO A SEMANA

Para que a família acompanhe o Projeto de Trabalho que está sendo desenvolvido, a escola envia para casa, às segundas-feiras, um resumo dos acontecimentos previstos para aquela semana. Essa prática favorece um maior envolvimento entre a família e a escola. 

O projeto é revisto pelas professoras nas reuniões que ocorrem todos os sábados, que é também um tempo para estudo e análise das realidades da sala de aula.

Nossos Vídeos

ver mais vídeos

Nossos destaques

onde estamos

tour virtual