Língua Portuguesa II

Obtivemos a permissão em usar o trabalho de autoria de Eduardo Martins, editado pela Barros& Associados.

Adaptamos o Livro Os 300 erros mais comuns da Língua Portuguesa numa linguagem que também revela a pedagogia da Nossa Escola.

“Prezada professora,

Vocês estão autorizados a utilizar o conteúdo do livro Os 300 erros mais comuns da Língua Portuguesa, desde que citando a fonte, conforme você já se prontificou a fazer. (...)

Andrea Barros

Concordância

1. Em casos como este, o verbo concorda com sujeito:

Vendem-se terrenos.

Alugam-se casas.

Na vida comentem-se injustiças.

Se houver preposição depois do verbo, ele fica invariável:

Trata-se dos amigos mais leais.

Precisa-se de balconistas.

Recorre-se a todos.

28 Falsas Gêmeas

A expressão equivalente a para é a fim de, em três palavras:

Estude muito, a fim de que não ter que estudar mais duramente se desejar tomar suas tarefas de volta em algum momento.

O professor ensina a fim deque todos aprendam, mas somente os que desejam recebem, correspondem ou superam o que foi dado.

Com o verbo estar, a expressão equivale, na linguagem coloquial, a ter vontade de:

Estava a fim de resolverminhas pendências em relação aos estudos e viajar logo.

Em uma palavra só, afim significa semelhante ou parente que não tem o mesmo sangue:

Jovens e idosos nem sempre tem ideias afins.

Português é um idioma afim do espanhol.