Hábitos Alimentares Saudáveis

Uma das vertentes mais importantes da nutrição infantil visando a saúde, o desenvolvimento e a educação alimentar de nossas crianças é a Alimentação Escolar.

A educação nutricional tem grande importância no esclarecimento tanto da população, quanto da criança em suas escolhas alimentares, mas principalmente na orientação dos pais. Infelizmente, conhecimentos na área de nutrição não são obrigatórios para professores ou profissionais que trabalham na cozinha ou cantinas escolares; desta forma, o trabalho de educação nutricional fica defasado, ou mesmo, inexistente.

Pela falta da educação nutricional, a criança deixa de ingerir certos alimentos importantes para a sua saúde e crescimento, não tendo consciência da gravidade desta ação, preferindo comer alimentos como doces, que além de serem de valor nutricional questionável, ainda são grandes causadores de cáries.

Os hábitos alimentares, adequados ou não, são formados até os 2 anos de idade, e serão os mesmos por toda a vida do indivíduo, se não houver preocupação em mudá-los.

Tendo em vista a reeducação alimentar, os hábitos inadequados devem ser revertidos e os bons hábitos incentivados, pois os conflitos alimentares podem persistir se alguma atitude não for tomada. Esta tarefa não é apenas dos pais, uma vez que a criança vai crescendo, ganhando espaço e formando sua opinião sobre muitos fatos e entre eles, a sua alimentação, mas também da escola, professores, amigos e meios de comunicação através dos seus programas e anúncios publicitários.

Na idade pré-escolar, considerada de 2 a 6 anos, as crianças tornam-se aparentemente mais magras, por ser esta uma fase de estirão, onde há maior ganho de altura e menor de peso; além disso, o crescimento desacelera em relação às etapas anteriores e as necessidades nutricionais tornam-se menores, refletindo a menor ingestão alimentar. A criança deve seguir o padrão alimentar da família. Durante o processo de formação de hábitos alimentares, evita-se guloseimas em excesso e fora do horário das refeições.

Crianças em idade escolar, de 6 a 12 anos, estão em um período da vida mais lento no que diz respeito a velocidade de crescimento e mudanças alimentares. Já estão seguindo uma rotina de ir à escola, o que torna a alimentação menos freqüente (de 4 a 5 vezes por dia) com influência não somente da família. No período dos sete aos dez anos de idade, as necessidades nutricionais são mais elevadas em função, principalmente, da maior atividade física. Ao fim desse período, meninas estão tipicamente entrando na puberdade, seguidas mais tarde pelos meninos. Quando aproxima-se a puberdade, é comum o aumento de peso (período de repleção pré-puberal) precedendo o estirão da adolescência.

É necessário cuidado com o que é oferecido aos seus filhos, porque o número de crianças obesas de 6 a 11 anos aumentou 54% entre o meio da década de 60 e final de 70.

A má alimentação pode ter sérias conseqüências para a criança em idade escolar. Vários estudos têm documentado o efeito negativo da má alimentação no desenvolvimento intelectual de crianças, outros identificaram que a criança que vai para a aula sem tomar café da manhã tende a ser mais inativa, letárgica e irritável.

O segredo da boa alimentação está na variedade dos alimentos e na combinação entre eles. É fato conhecido que as crianças gostem de salgadinhos, refrigerantes, biscoitos recheados, balas e outros. Esses alimentos não são proibidos, mas seu excesso poderá prejudicar a saúde porque são ricos em gordura e sal.

A manutenção de uma alimentação saudável é importante desde a infância, justamente por formar melhores hábitos alimentares. Os familiares e a escola são muito importantes nessa idade, pois é por meio deles que a criança passa a conhecer novos alimentos.

receitando.blogspot.com