Saúde Bucal e Volta as Aulas

Seu filho pode ter roupas, apetrechos para a escola e equipamentos para esportes dos mais modernos para enfrentar o novo ano escolar, mas ele tem a boca saudável e os recursos necessários para mantê-la?

De acordo com a American Dental Association, um exame odontológico é tão importante quanto vacinas e reforços e deve ser parte regular dos preparos para a volta às aulas. Estatísticas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dizem que a cárie dental afeta as crianças norte-americanas mais do que qualquer outra doença infecciosa e 19% das crianças com idades entre 2 e 19 anos apresentam cárie dental não tratada. A dor ou doença bucal pode levar a dificuldades para comer, falar, brincar e aprender, bem como a milhões de horas de aula perdidas.

A lista de conferência de volta às aulas do seu filho deve incluir:

Exames odontológicos regulares para diagnosticar e tratar ou prevenir problemas dentais. Pais e professores podem não perceber que há um problema odontológico, portanto, consultas regulares são importantes. Seu dentista pode sugerir tratamentos com flúor ou selantes para evitar cárie e pode diagnosticar e tratar problemas dentais, podendo poupar seu filho de dores e perda de aulas.

Escovação regular com creme dental com flúor e uso de fio dental. Procure a seção de cuidados odontológicos quando estiver comprando cadernos, pastas e lápis. Se os pais comprarem várias escovas dentais, os filhos poderão trocar por uma nova a cada três meses ou após ficarem doentes. Se for difícil lembrar quando trocar a escova, você pode tentar trocar sempre que chegarem os boletins. Peça ao dentista uma orientação sobre a frequência de troca da escova.

Ingestão de almoço e lanches saudáveis. Inclua itens saudáveis fáceis de transportar para o almoço e lanche na lancheira de seu filho, incluindo grãos, leite, queijo, vegetais crus, iogurte ou fruta. Caso seu filho coma na lanchonete da escola, estude com ele a escolha de alimentos balanceados antes do primeiro dia de aula. Elimine alimentos e bebidas com açúcar.

Uso de protetor bucal adequadamente adaptado ao participar de esportes organizados, aulas de educação física ou atividades no playground.

Dr.Guilherme Ficoni

www.odontologiareabilitare.com.br