Nossa Escola - Unidade 2

Educação por inteiro

Conheça a Nossa Escola

Notícias

Nossa Dica é Leitura - Anne Frank

 

Resultado de imagem para anne frank

 

Trechos do

Diário de Anne Frank

 

Tradução denitiva por Otto H.Frank e Mirjam Pressler

Editora Record

 Minha querida Kitty, 

Mesmo assim tudo é tão difícil! Você sabe o que quero dizer, não sabe? Tenho tanto desejo de que ele me beije, mas esse beijo está demorando muito! Será que ele ainda pensa em mim como amiga? Será que não significo nada além disso? 

Você eu sabemos que eu sou forte, que posso carregar muitos fardos sozinha e nunca me prendi à minha mãe, mas adoraria pousar a cabeça no ombro de Peter e só ficar quietinha. 

 

 

Resultado de imagem para anne frank

 

Trechos do

Diário de Anne Frank

 

Tradução definitiva por Otto H.Frank e Mirjam Pressler

Editora Record

 

 

 

 27/10/2015

Trecho do livro destacado por aluno: 

... Bom, não faz mal. Tenho vontade de escrever e necessidade maior de desabafar tudo que está preso em meu peito. 

     O papel tem mais paciência do que as pessoas.

                                                                                                                                           Sábado de junho de 1942

 

 

 

19/10/2015

Trecho do livro de Anne Frank, muito interessante para que pais também leiam. Muitas vezes, queremos que os nossos filhos tenham o melhor, e não encontramos o momento de prepará-los para a realidade de onde poderá abstrair ou onde poderá construir o seu melhor. A verdadeira forma de proteção aos filhos é torná-los forte.

Torná-los sábios e fortes é função da escola. Função que provoca conflitos.

 Recentemente,  uma terapeuta de adolescentes disse: Nunca ouvi alguém elogiar os seus pais por deixá-los livres; pelo contrário, ouço muito palavras de gratidão pelos limites colocados. Isso sim é proteção. 

Trecho do Livro de Anne Frank: 

 

A  gente não faz ideia de como mudou até que a mudança já tenha acontecido. Eu mudei de um jeito radical, tudo em mim é diferente: minhas opiniões, minhas ideias, a visão crítica. Por dentro, por fora, nada é igual.  E posso afirmar com segurança, já que é verdade: mudei para melhor. Uma vez eu lhe disse que depois de anos sendo adorada, era difícil me ajustar à realidade e às censuras dos adultos. Mas papai e mamãe é que têm a culpa de eu ter que suportar tanta coisa. Em casa, eles queriam que eu aproveitasse a vida...

 

 

O trecho do livro em que Anne Frank conta de seu diário.  Escolhemo-no, porque há anos produzimos diário na Nossa Escola. Nunca antes, os alunos valorizaram tanto essa atividade. Quando perguntamos o motivo, eles, em suas explicações, citaram com frequência o livro de Anne Frank.

Anne Frank, portanto, ensinou aos nossos alunos o valor do diário.  

Domingo, 14 de junho de 1942

Vou começar a partir do momento em que ganhei você, quando o vi na mesa, no meio dos meus outros presentes de aniversário. (Eu estava junto quando você foi comprado, e com isso eu não contava.)

Na sexta-feira, 12 de junho, acordei às seis horas, o que não é de espantar; afinal, era meu aniversário. Mas não me deixam levantar a essa hora; por isso, tive de controlar minha curiosidade até quinze para as sete. Quando não dava mais para esperar, fui até a sala de jantar, onde Moortje (a gata) me deu as boas-vindas, esfregando-se em minhas pernas.

Pouco depois das sete horas, fui ver papai e mamãe e, depois, fui à sala abrir meus presentes, e você foi o primeiro que vi, talvez um dos meus melhores presentes. Depois, em cima da mesa, havia um buquê de rosas, algumas peônias e um vaso de planta. De papai e mamãe ganhei uma blusa azul, um jogo, uma garrafa de suco de uva, que, na minha cabeça, deve ter gosto parecido com o do vinho (afinal de contas, o vinho é feito de uvas), um quebra-cabeça, um pote de creme para o corpo, 2,50 florins e um vale para dois livros. Também ganhei outro livro, Camera obscura (mas Margot já tem, por isso troquei o meu por outro), um prato de biscoitos caseiros (feitos por mim, claro, já que me tornei especialista em biscoitos), montes de doces e uma torta de morangos, de mamãe. E uma carta da vó, que chegou na hora certa, mas, claro, isso foi só uma coincidência.

 

Resultado de imagem para anne frank

 

Trechos do

Diário de Anne Frank

 

Tradução definitiva por Otto H.Frank e Mirjam Pressler

Editora Record

 

Toda a nossa turma está agitadíssima. O motivo, claro, é a próxima reunião em que os professores vão decidir quem passará de ano e quem vai repetir. (...) De manhã até a noite é “Você vai passar”, “Não, não vou”, “Vai sim”, “Não, não vou.”

(...) Não estou preocupada em relação às minhas amigas e a mim. Nós vamos passar.

(...) Eu me dou bastante bem com os professores. Eles são nove, sete homens e duas mulheres. O Sr. Keesing, o velho turrão que dá aula de matemática, ficou furioso comigo um bom tempo porque eu falava demais. Depois de vários avisos, ele me passou dever extra para casa. Uma redação sobre o tema “Uma tagarela”. 

(...) Qualquer um poderia embromar e deixar espaços grandes entre as palavras, mas o truque era arranjar argumentos convincentes que justificassem a necessidade de escrever. Pensei, pensei, e de repente tive uma ideia. Escrevi as três páginas que o Sr. Keesing tinha mandado e fiquei satisfeita. Argumentei que falar era uma característica feminina e que eu faria o máximo para me controlar, mas nunca poderia acabar com o hábito, pois minha mãe falava mais, e é muito difícil mudar características herdadas.

O Sr.Keesing deu uma boa risada ao ler meus argumentos, mas quando desatei a falar na aula seguinte, ele me mandou fazer outra redação. Dessa vez seria uma tagarela incorrigível”. Eu fiz e o Sr. Keesing não teve nada a reclamar umas duas aulas inteiras. Mas na terceira ele se encheu.

 –  Anne Frank, como castigo por falar na aula, escreva uma redação “Quaquaquá, tagarelou a dona pata.

A turma quase morreu de rir...

 

Alunos da Nossa escola leram esses trechos e todos os outros

E você?

Nossa Dica é Leitura.

 

 

Leia também

Nossos Vídeos

ver mais vídeos

Nossos destaques

onde estamos

tour virtual