Somos Loucos por Bichos

Aquecimento global faz bem às marmotas

Com o aumento da temperatura, animais têm mais filhotes e fiquem maiores

Nos Estados Unidos, há a crença de que as marmotas conseguem prever o tempo

Mudanças na temperatura e o consequente aquecimento global podem provocar efeitos devastadores sobre grande parte da natureza, mas trouxeram benefícios para a população de marmotas-de-barriga-amarela.

Nos Estados Unidos, há a crença de que as marmotas conseguem prever o tempo.

Um estudo publicado nesta quinta-feira (22) na revista científica Nature revela que esses mamíferos passaram a ficar mais gordinhos e sua população cresceu muito nas últimas três décadas.

O aumento no tamanho da barriga acontece por mudança no padrão de hibernação desses animais. Com o calor, as áreas ficam cobertas de neve por menos tempo e as marmotas saem antes das tocas e acabam mudando seus hábitos alimentares.

Arpat Ozgul, ecologista e coautor do trabalho, monitorou uma população de marmotas por 33 anos e constatou que na metade do estudo o peso médio dos animais adultos aumentou em 3,1 kg e na segunda metade 3,4 kg.

A mortalidade caiu e os filhotes são desmamados mais cedo, tendo mais tempo para crescer e engordar.

Os animais estudados – todos no Estado americano do Colorado – puderam crescer, engordar e gerar filhotes conforme a temperatura aumentava.

A pesquisa vai servir para que novas análises mostrem com precisão e em longo prazo a influência da alteração no clima sobre a população de outras espécies.

Foto Wikimedia Commons