Nossa Escola - Unidade 1
Home

Educação por inteiro

Conheça a Nossa Escola

Coisa de criança

PAPOZINHO DE COCÔ

PAPOZINHO DE COCÔ – 1: #coisadecriança 


— Tia, o último cocô tá pendurado e não quer largar meu bumbum.
— Faça uma forcinha pra ver se ele larga.
— Eu já fiz e já balancei, porque eu achava que ele ia cair, no balanço, mas ele ficou.
— Vamos esperar um pouco, que eu acho que vai chegar a hora de ele se soltar. Cocô gosta de paciência.
— Tia, parece que o outro cocô que fica lá dentro tá segurando ele. Será?
— Será?
— Mas tia, cocô não tem mão; então ele segura é com o grude dele mesmo, não é?
— É. E eu acho que...
— Tia, ele saiu! Eu acho que ele sabia que eu ia ficar cansado.
— Acho que sim. 
— Esse cocô é um bom companheiro, tia.

 

PAPOZINHO DE COCÔ – 2: #coisadecriança

“Será que hoje vai ser um cocozinho ou um cocozão?” Com essa pergunta, nascida de uma brincadeira que inventei noutro dia, entra em minha sala a menininha que precisa de um canto sossegado para “se concentrar” e fazer o cocô sair. “Tia, antes de me concentrar, eu preciso de um papel pra desenhar Monteiro Lobato e o Saci”. Eu dou papel e giz de cera à menininha. “Tia, agora eu preciso desenhar uma casa de tijolos e outra de madeira e outra de palha. Entrego mais material de desenho à menininha. "Tia, depois eu vou achar uma posição boa de fazer cocô na minha fralda.” Eu, querendo dar uma força ao esperado bolo fecal da menininha, digo que também quero fazer cocô. “Tia, vá ali no seu banheiro, porque você tá sem fralda e vai sujar a sua calça.”

 

PAPOZINHO DE COCÔ – 3: A menininha começa: “O cocô é meu amigo. Ele gosta de mim, sabia?" Eu concordo e provoco: Mas por que ele sai de você? A menininha nem titubeia: "Porque ele quer ser seu amigo também, tia 'Agacy'."

  

PAPOZINHO DE COCÔ - 4: "Tia 'Agacy', o cocô gosta de conversar." Eu pergunto à menininha se ela ouve a voz do cocô. "Não, tia 'Agacy'. Cocô não fala. É a gente que vai conversar, conversar, conversar até o cocô sair de mim."

 

PAPOZINHO DE COCÔ - 5: "Tia 'Agacy', o xixi vem 'pimeiro', viu? Depois vem o punzinho, e o cocô vem no último". Eu pergunto à menininha o porquê dessa lógica escatológica. "Eu não já disse, tia 'Agacy', que o cocô é nosso amigo? Ele quer ficar mais."

 

 PAPOZINHO DE COCÔ - 6: "Hoje o cocozinho vai ser no vaso 'piquininho'. Tia 'Agacy' combinou comigo. Depois eu vou 'bincar' com o sino, na sala dela".

 Será hoje o dia?!

  

PAPOZINHO DE COCÔ - 7: "Mas você me segura, tia 'Agacy'?" Eu garanti que sim à menininha. "O cocô agora quer ir 'pu' vaso, tia 'Agacy'. É porque ele não quer mais sujar a 'falda'." #‎primeirodiadecocônovaso #‎coisinhalinda #‎filosofiaescatológica

 

PAPOZINHO DE COCÔ – 8:  Primeiro foi a vontade de fazer xixi. O menininho elogiou a própria pontaria, lavou as mãos e voltou a brincar. Depois vieram o cocô e a conversa. "O xixi é amarelo, o cocô é escuro, não é? O xixi saiu primeiro, mas quando o cocô sai, o xixi sai um pouco de novo, não é? Mas sabia que meu cocô foi amarelo um dia que eu comi manteiga e pão de queijo na minha casa? E quando eu como feijão, meu cocô é escuro. Eu já acabei, mas eu ainda não sei lavar." rsrs... Não é?

 

PAPOZINHO DE COCÔ – 9: Pela menininha, fiquei sabendo da corrida. "O cocô é mais 'demolado' do que o xixi, tia 'Agacy'. O xixi já deu a largada. Ele vai chegar 'pimeilo' na linha de chegada, tá vendo? Mas é porque o cocô 'palou' e foi dormir na rede de xixi, aqui no quarto, que a minha 'baliga' é o quarto do cocõ, tia 'Agacy'. Aí o xixi passou o cocô, mas o cocô tá acordando. Ele vai conseguir chegar na linha de chegada do vaso, tia 'Agacy'. Ele tá chegando, tia 'Agacy'. Vai, cocô!"

 

PAPOZINHO DE COCÔ – 10: Parece até que a nova menininha já sabia destas minhas conversas de Facebook. Sentou no vaso e foi logo dizendo: "O cocô vai demorar um pouco, porque às vezes ele fica com os olhos fechados, na minha barriga. Aí ele não vê o caminho pra sair do meu bumbum. Mas ele já vai abrir o olho... Ói! Abriu o olho! Já vai sair!" Foi.

 

Leia também

Nossos Vídeos

ver mais vídeos

Nossos destaques

onde estamos

tour virtual