De Vó e de Vô

Vovó Cici

Quase esquecemos de contar. No dia 7 de maio de 2008, a tarde na Oficina de Arte ficou por conta de uma convidada especial. As crianças receberam a Vovó Cici, que comandou a Hora do Conto.

As crianças ficaram muito atentas a sua fala e foram bastante cuidadosas com a velhinha. Sim, porque a Vovó Cici já tem bons anos de vida e caminha com alguma dificuldade. Pelos insistentes pedidos, a vovó demorou-se mais que o planejado. Ela participou da atividade plástica relacionada ao conto, da hora do lanche e de brincadeiras livres da turminha. Todos queriam mostrar-lhe o que sabiam fazer e demonstraram muita curiosidade sobre a vida da vovó. Transbordaram de perguntas.

O contexto foi tão envolvente que a semelhança entre a vovó e a diretora foi comentada apenas muito sutilmente. Gabriel (Maternal) arriscou que ela era ‘a vovó de tia Aglacy’.

Nessa visita, ainda, Vovó Cici ouviu alguns relatos dos meninos e meninas sobre suas próprias avós. Ela anotou tudo. Confira.

‘A minha vó deixa eu brincar de muitas coisias na casa. Minha vó não é muito velha. Ela é Isabel. Ela é bonita, e eu gosto muito dela. Tem um quarto, na casa de vovó Isabel, que é só para crianças.
Vovó Fernanda... Ela é velhinha. Eu não brinco muito com ela, mas lá tem muitos amigos. Ela não tem brinquedos, mas eu consigo comer com ela, abraçar ela... Ela é mãe do meu pai’.

PEDRO (Alfa)
--------------------------------------------------

‘A minha vó... Ela me dá canjica. Minha vó pega os carrinhos pra Bibi e ela deixa pegar o durex da loja. É vovó Fátima. Ela me leva pra lugares: mercadinho, shopping...’

ANA (Alfa)
--------------------------------------------------

‘Ela deixa eu comer brigadeiro. É vovó Dora. Porque amanhã é dia do meu aniversário. É em junho.
Vovó Ção diz a Natália que não pode assistir filme, porque a mãe dela chega. Vovó Ção é alegre assim, sorrindo’.

MARIA (Maternal)

--------------------------------------------------
‘Vovó Iêda... Ela fala que essa escola é dela, porque ela ta fingindo que ela é criança, porque ela é muito engraçada’.

EDUARDA (Jardim I)

--------------------------------------------------
‘A minha vó Neli... Ela sempre, quando eu tô balançando na rede, ela diz pra tia Lena pra ela me ajudar. Ela tem muito cuidado comigo.
Minha outra vó deixa eu fazer brincadeiras legais na casa dela’.

BEATRIZ PESSÔA (Alfa)

--------------------------------------------------
‘Vovó Helena faz comida pra mim. Eu brinco lá, na casa da minha vó. Eu brinco de carro.
Vovó Edwirges me dá abraço porque ela é assim mesmo. Eu brinco lá também’

HELENA (Jardim II)