Nossa Escola - Unidade 2

Educação por inteiro

Conheça a Nossa Escola

Ensino Médio

Debate 1




TEXTOS MOTIVADORES

 

TEXTO I

 

Em março de 2015 completaram-se 30 anos do fim do regime militar e do início da redemocratização no Brasil. De lá para cá, tornou-se comum o aparecimento do tema “democracia” na pauta da agenda da mídia e na do cidadão. A satisfação do brasileiro com a democracia caiu de 35% em 2014 para 14% em 2015, segundo o Ibope.

 

http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/os-30-anos-da-democracia-no-brasil

 

TEXTO II

 

Na Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, estão previstos os direitos e as garantias mais fundamentais dos cidadãos. Já em seu preâmbulo, lê-se que os constituintes, representantes do povo brasileiro, pretenderam instituir um Estado Democrático destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça com valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias.

Como fundamentos, apresenta a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político. Como objetivos, a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, a garantia do desenvolvimento nacional, a erradicação da pobreza e da marginalização e a redução das desigualdades sociais e regionais e a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

 

http://justificando.cartacapital.com.br


Leia também

Nossos Vídeos

ver mais vídeos

Nossos destaques

onde estamos

tour virtual