Debate 2

TEXTOS MOTIVADORES

TEXTO I

A figura da mulher, de elemento secundário, passou a ser algo extremamente importante na sociedade atual, onde ela exerce cada vez mais um papel de protagonista, embora ainda sofra com as heranças históricas do sistema social patriarcalista em seu dia a dia. Com o tempo, graças às lutas promovidas, a mulher vem conseguindo aumentar o seu espaço nas estruturas sociais, abandonando a figura de mera dona de casa e assumindo postos de trabalho, cargos importantes em empresas e estruturas hierárquicas menos submissas.

brasilescola.uol.com.br

TEXTO II

Foi-se o tempo em que a mulher deveria ser apenas uma dona de casa que passava o dia cozinhando, lavando roupas e limpando a casa. Com o passar dos anos e graças à luta pela diminuição das desigualdades, o papel da mulher na sociedade se transformou e muitos avanços foram conquistados. Mas já é o suficiente? A resposta certa, provavelmente, é não. Mesmo que legalmente no Brasil as mulheres tenham os mesmos direitos que os homens, questões sociais ainda funcionam como um grande limitador do que é bem-visto nas ações de uma mulher. Não podemos negar, entretanto, que algumas guerreiras aceitam desbravar novas perspectivas e lutam contra desigualdades.